segunda-feira, 15 de junho de 2009

Acumpultura auricular


A Medicina Tradicional Chinesa possui um amplo e profundo corpo teórico, sendo rica, além disso, em métodos tanto ativos como passivos de intervenção, os quais, em sentido geral, podem-se classificar em: Medicina Externa e Medicina Interna.
Como Medicina Externa são definidos todos os métodos terapêuticos que atuam influenciando o interior do organismo a partir da superfície do corpo, como: a Acupuntura, com os diferentes microssistemas que a conformam, a moxibustão, o Tui Ná ou massagem tradicional chinesa, as automassagens e os exercícios terapêuticos de controle energético. Enquanto que como Medicina Interna se define a farmacologia chinesa obtida de plantas, minerais e animais.
Dentro dos microssistemas da Acupuntura, a Auriculoterapia (Acupuntura Auricular) é na atualidade, um dos mais populares, tanto dentro como fora da China, é um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser geralmente pouco invasivo, o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes. Na década de 80 na China, a Auriculoterapia foi instituida como uma especialidade dentro do estudo da Acupuntura.
Os pontos auriculares são zonas específicas distribuidas na superfície auricular, que refletem fielmente a atividade funcional de todo nosso corpo. O pavilhão auricular está estreitamente relacionado com um grande número de canais que se comunicam expressando a atividade funcional de todo o organismo.
Por exemplo, quando sucedem mudanças patológicas em nosso organismo, estas se manifestam fielmente na orelha no ponto ou área específica da região comprometida, através de mudanças, tais como: coloração da pele; dor a exploração táctil; presença de edemas, etc.
Devido a esta abrangência a Acupuntura Auricular pode ser utilizada como auxiliar em varios tratamentos, incluindo o sistema endócrino.

Sistema Endócrino: Diabetes Melito; obesidade; etc

Tratamento:
Acupuntura Auricular consiste na aplicação de agulhas muito finas, semi-permanentes ou esferas ou sementes em pontos determinados na orelha e são deixadas no local por um período de até 7 dias e então removidas. São utilizados materiais descartáveis para que o tratamento seja feito com máxima eficiência e segurança. Em caso de alergias são utilizados diversos materiais de acordo com a necessidade do paciente (sementes, pontos metálicos).
Na primeira consulta busca-se estabelecer qual o tipo de deficiência energética e emocional do paciente, e selecionar os pontos de acordo com o diagnóstico. Após a limpeza da pele, as agulhas descartáveis são inseridas e deixadas no local, sendo retiradas depois de uma semana. As sessões posteriores são aproximadamente iguais. Usualmente a freqüência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias.
A duração do tratamento depende do tipo de doença a ser tratado e da reação do paciente.
Este tratamento pode ser aplicado em crianças, utilizando-se "sementes de mostarda" no lugar de agulhas.

Um comentário: